A saúde ocupacional é uma área complexa, que se divide em várias ramificações. Nem todas as pessoas sabem o que é PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e para que serve, mas este é um conhecimento fundamental para a segurança dos colaboradores.
A sigla PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é bem conhecida, é verdade, mas o mesmo nem sempre acontece com seu significado e aplicação, conhecimentos importantes tanto para os gestores quanto para quem trabalha no setor operacional. A mudança na NR 9 (PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais São Paulo), que passa por uma alteração muito significativa, ou seja, ela terá um novo nome, “Avaliação e controle das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos”, é especialmente sobre higiene ocupacional, apoiando as medidas de prevenção requeridas e previstas. É uma aplicação da metodologia PDCA (Plan, Do, Check, Act) em que as ações são planejadas, colocadas na prática, avaliadas e melhoradas para iniciar o próximo ciclo. Por isso, a parceria entre as empresas, os prestadores de serviço da área de SST e colaboradores é tão importante, para que consigam alinhar todas as ações. Com o fim do PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e sua substituição pelos documentos GRO - Gerenciamento de Riscos Ocupacionais e o PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos a sua empresa precisa se atualizar no novo ciclo da SST. Gestão é a palavra que fará grande para os dias a frente! Essa nova metodologia muda drasticamente a forma com a qual as empresas lidam com as questões de Saúde e Segurança do Trabalho. O novo texto requer que as empresas revejam a forma como realizam a prevenção de doenças e acidentes ocupacionais e traz os melhores padrões dos sistemas de gestão internacionais para gerenciamento dos riscos ocupacionais dentro das organizações nacionais. E a burocracia abre espaço para resultados!