Um colaborador pode trabalhar mais de 2 mil horas por ano, o que significa, muitas vezes, que ele fica mais tempo na empresa do que em sua própria casa.
Nesse cenário, a ergonomia dentro das empresas é uma importante aliada para garantir qualidade de vida e consequentemente, horas mais produtivas.
Para entender melhor como a ergonomia impacta positivamente a produtividade no trabalho, continue a leitura!
O que é ergonomia?
A ergonomia estuda as condições de trabalho, tornando-o compatível com as características físicas e psíquicas do ser humano.
Esse termo deriva do grego: ergon, que significa trabalho, e nomos, que significa leis ou normas.
Na prática, podemos entender que ela estuda, aplica e desenvolve normas e regras no intuito de organizar o trabalho e torná-lo compatível com as características de seus colaboradores, para isso é necessário conhecer o perfil dos colaboradores, o tipo de atividade exercida e os riscos de exposição.
É essencial que essa prática seja desenvolvida por um profissional qualificado, que acompanhe e analise o ambiente trabalho, de acordo com as necessidades individuais da equipe.
Uma exigência legal: a NR 17
A Norma Regulamentadora nº 17 foi desenvolvida pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) junto de entidades trabalhistas como associações e sindicatos, fazendo com que a ergonomia no ambiente de trabalho seja reconhecida e determinada por lei para garantir saúde, qualidade de vida e segurança.
Esta regulamentação apoia empresários e trabalhadores, com objetivo de minimizar os riscos que a falta da ergonomia pode causar aos colaboradores no ambiente corporativo.
A NR 17 estabelece parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às condições psicofisiológicas dos funcionários, proporcionando assim o máximo de segurança e conforto no dia a dia.
Ergonomia no trabalho e produtividade
Trabalhadores que estão sujeitos a condições precárias no ambiente de trabalho podem desenvolver várias doenças, como a LER (lesões por esforço repetitivo), e outros distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).
Assim, estão mais propensos a sofrer com estresse, hipertensão, ansiedade e distúrbios do sono, perdendo saúde e qualidade de vida diariamente.
Dificilmente um colaborador consegue produzir de forma eficaz e com a qualidade esperada quando está exposto a esses riscos.
É possível afirmar que um ambiente de trabalho favorável garante uma melhoria geral na saúde e na qualidade de vida do trabalhador, além de menos estresse e doenças ocupacionais.
Além da produtividade, a ergonomia no ambiente de trabalho garante vários benefícios, como:
A OMEGA entende a importância da ergonomia no ambiente de trabalho e proporciona uma estação de trabalho adequada, além de incentivar a prática regular da ginástica laboral para que todos os seus integrantes sintam-se motivados diariamente!